A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, localizada em Fortaleza, protegendo o último enclave de Mata Atlântica na zona urbana. Proporciona um micro clima bastante significativo para a região, servindo de zona de conforto térmico. Além disso, possui fauna com representantes de vertebrados e invertebrados que se refugiam em meio a vegetação nativa. Na ARIE do Sítio Curió são realizadas atividades de visitação e pesquisa científica (SEMACE, 2016).
Como foi formada, eventos relevantes…
O espaço é formado por vegetação densa, composta pelas principais espécies nativas e frutíferas – como jatobá, timbaúba, cedro, visgueiro e catanduva –, o que confere um clima bastante agradável à região.
Além da flora, a mata abriga uma grande diversidade de fauna – 92 espécies (sete mamíferos, 65 aves, 14 répteis e seis anfíbios).
A Floresta do Curió abriga 57,35 hectares é um espaço aberto para produção do conhecimento, uma verdadeira sala de aula ao ar livre. Além das trilhas com 2.039 m, 2.459 m e 2.680 m, há o Centro de Referência e Informações Ambientais (CRIA), onde podem ser ministrados cursos, palestras e aulas práticas através do convênio com escolas e universidades (LOPES, 2016).
- LOPES, L. Preservar é preciso III.Em:http:<http://idealecobag.com.br/blog/?p=762>Acesso em: 06 agosto 2016 - SEMACE. Área de Relevante Interesse Ecológico do Sítio Curió. Em: <http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/area-de-relevante-interesse-ecologico-do-sitio-curio/> Acesso em: 06 agosto 2016